quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Dia Nacional da Poesia - Paulo Leminski

Dia Nacional da Poesia - 31 de outubro

Hoje quero compartilhar algumas poesias do paranaense Paulo Leminski (1944-1989), de quem tomei conhecimento por conta dos haicais. Paulo atuou como tradutor, compositor e redator publicitário, o que, talvez, tenha contribuído para a criatividade de seu texto.
Aproveito para deixar o link do Releituras, onde vocês poderão encontrar mais poesias dele.

Haicai

jardim da minha amiga
todo mundo feliz
até a formiga

Razão de ser

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece.
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?

Não discuto

não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino.

Sem título

Eu tão isósceles
Você ângulo
Hipóteses
Sobre o meu tesão

Teses sínteses
Antíteses
Vê bem onde pises
Pode ser meu coração

Paulo Leminski por Paulo Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário