sábado, 18 de abril de 2015

A palavra do Leitor, com Vania Ozorio

Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura do RS
Câmara Rio-Grandense do Livro 
18 a 23 de abril de 2015




A Câmara Rio-Grandense do Livro promove, desde 2005, no mês de abril, a Semana do Livro, com a adesão de parceiros de várias regiões do Estado, que aceitam o desafio de realizar ações que coloquem o livro, a leitura e literatura em destaque no período. A iniciativa marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril - falecimento de Cervantes e de Shakespeare).

Neste ano eu decidi participar e fazer do leitor o protagonista. Através da internet pedi que as pessoas me escrevessem caso quisessem participar. Algumas pessoas responderam, eu as entrevistei e postarei aqui as conversas com quatro diferentes leitores, de idades entre oito e sessenta e três anos.

A primeira leitora se chama Vania Leal Ozorio. Ela é de Santa Cruz do Sul, tem 46 anos e começou a ler ainda criança, “lia todos que conseguia, quando adolescente me associei à Biblioteca Municipal da minha cidade e li todos os livros que pude”.

Dan: Quais gêneros tu lês hoje, Vania? 
Vania: Leio romance, livros espíritas, crônica, poesia, biografia e livros técnicos da área de educação.

Dos autores gaúchos, a Vania prefere o Érico Veríssimo, a Martha Medeiros e a Letícia Wierzchowski, ela diz que gosta do estilo de cada um. Já da literatura nacional ela aprecia o Jorge Amado, o filósofo Mario Sergio Cortella e o Augusto Cury, pois tem identificação com os temas que eles abordam em seus livros.

Dan: E dos estrangeiros, Vania, quais os teus preferidos e por quê?
Vania: Javier Moro, Jodi Picoult e Carlos Ruiz Zafón, pela inteligência das tramas.

Arquivo pessoal

Dan: E tu tens o hábito de ler online? 

Vania: Sim. Leio blogs, artigos em sites e jornais digitais.

Dan: Já leu algum livro digital? 
Vania: Não li, tenho muitos, mas prefiro imprimir o livro para ler, gosto de tocar e marcar. Sou daquelas leitoras que aprecia a capa, as cores, o espaçamento e a fonte... gosto de ter o livro para consultar quando quiser...

Dan: Quando tu lês um livro, o que mais chama a tua atenção?
Vania: Os personagens mais fortes, a descrição dos lugares e a fluidez do texto.

A Vania me pareceu aquele leitor “ratinho de biblioteca”. Ela disse que compra livros, mas também pede emprestado e sai garimpando nas bibliotecas públicas por aí. Tomara que a experiência dela contagie as pessoas em volta e mais leitores surjam nas bibliotecas públicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário