segunda-feira, 13 de abril de 2015

Salve a Eduardo Galeano

Bem disse o Menalton Braff, estamos de luto fechado!
Morreu hoje, aos 74 anos de idade, o senhor Eduardo Galeano. 

Arquivo/Divulgação

Cazuza cantava "os meus heróis morreram de overdose". Os meus heróis estão a morrer e não há substitutos à altura, a literatura tem sofrido perdas que não são possíveis de reparar.
Eduardo Galeano é uma voz da América Latina e seu legado é o que pode nos consolar.

De O Livro dos Abraços:

A noite/1
Não consigo dormir. Tenho uma mulher atravessada entre minhas
pálpebras. Se pudesse, diria a ela que fosse embora; mas tenho uma mulher atravessada em minha garganta.

A noite/2
― Arranque-me, senhora, as roupas e as dúvidas. Dispa-me, dispa-me.

A noite/3
Eu adormeço às margens de uma mulher: eu adormeço às margens de um abismo.

A noite /4
Solto-me do abraço, saio às ruas.
No céu, já clareando, desenha-se, finita, a lua. A lua tem duas noites de idade. Eu, uma.
(Eduardo Galeano)

Um comentário: