domingo, 16 de novembro de 2014

Crise


Eu 
não sei o que determina se a gente tem ou não uma carreira. Mas se eu tenho uma como escritor, ela está em crise.
Eu dancei por oito anos, dei aula de dança por treze, me formei em Educação Física e a partir de 2009 percebi que aquele caminho estava gasto demais para mim. Então comecei outra carreira. No mesmo ano publiquei o primeiro livro, que foi fruto de um trabalho de três anos como palestrante, outro em 2011 e o terceiro em 2014, o primeiro e-book da minha carreira.
Mas agora, cinco anos depois, parece que nada serve. Nenhuma ideia parece boa o bastante. Tenho preguiça para iniciar ou encerrar projetos.
De todo modo, o primeiro passo já foi dado: assumir a crise. E eu acredito que haja possibilidades nesse momento. Parar, evidentemente, é sempre uma alternativa, mas eu quero encontrar o que me trouxe à crise. Posso culpar pessoas ou a falta de tempo, dinheiro e das condições ideais. O trabalho trouxa. A rotina doméstica. Mas o fato é que eu não saberia apontar um único motivo para ter me acomodado na crise. Talvez seja a minha forma de reagir diante das mudanças dos últimos tempos. A impressão que eu tenho é que estamos enfrentando mudanças em uma velocidade absolutamente impossível de acompanhar.
Resta, portanto, aproveitar a crise para redefinir o caminho mais uma vez. Afinal, eu já fiz isso em tantos outros momentos!


cri·se
(latim crisis, -is, do grego krísis, -eós, .ato de separar, decisão, julgamento, evento, momento decisivo)
"crise", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/crise [consultado em 16-11-2014].


2 comentários:

  1. Tenho em mim a busca pelo meu lugar. Aquele onde temos nossa casa, família e um trabalho onde queremos fazer carreira. Mas sinto que este lugar é mera utopia e na verdade é algo em movimento, encontramos lugares que nos fazem crescer e nos mantém em frente, mas eventualmente teremos que partir. Não falo que deva parar de escrever, apenas que sua inspiração não está neste "aqui". Parta meu amigo, há outro lugar que te completará.

    ResponderExcluir
  2. É bom contar com sua compreensão, meu amigo.

    ResponderExcluir