quarta-feira, 23 de junho de 2010

Choques diários


Cada dia, fico mais chocado com a grosseria quase generalizada. Seja no telefone, pessoalmente ou no e-mail. Infelizmente, a surpresa está sendo quando se encontra alguém gentil e educado, quando deveria ser o contrário.

Em se tratando de relação com o cliente, pelo amor de Deus, se nada mais adiantar apelo a Ele, não há a menor possibilidade de ser grosseiro com esse. Seja no telefone ou pessoalmente, o cliente só volta se for bem tratado, e não há mais a certeza de que "só eu tenho tal produto". AlÔ!!! Estamos no século 21, a internet oferece produtos em casa, a preço baixo, com garantia e sem frete. Quem você pensa que engana, com isso de garantia de retorno do cliente? Basta um episódio negativo e o cliente não volta, e, se volta, volta arredio, fechado, insatisfeito. Por mais estudo que tenhamos feito, não há cliente padrão, mas um perfil de clientes que atendemos, nunca clientes iguais.

Muitos vão justificar com a pressa. Sim, possivelmente seja essa a causa. Mas, aonde vamos parar? Todos correm sem saber para onde, as tarefas se acumulam e a equipe diminui. Respondo: não vamos parar em lugar nenhum. Ou, quem sabe num hospício! Vai saber se em 2012 o mundo não se tornará um grande pátio de hospício!

2 comentários:

  1. Mto bom esse texto.
    É difícil o lugar em que alguém pára e te atende, que conversa contigo sobre o produto. Que olha para o cliente e tenta ajudá-lo. Pensa-se apenas em vender. Não interesa como, mas vender mto em pouco tempo.
    Não se cria o vínculo que se tinha antigamente com a loja x para todas as compras. Hoje, todos espantam ao invés de conquistar seu cliente.

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