quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A poesia invade

O final do ano está cheio de surpresas. Após a publicação do meu conto Execução na Revista Subversa dia quinze, na terça (20) foi publicada a antologia Invasão Poética, do Coletivo Poesia! Santa Cruz.

O livro é fruto de um movimento que começou, pelo menos, há cinco anos. A Invasão Poética foi o primeiro evento do grupo, que ainda não era Coletivo, poemas foram selecionados, impressos em panfletos, distribuídos na rua e pendurados em varais. É interessante observar que nesse tempo a cidade foi aos poucos sendo invadida pela poesia. Surgiram poetas, livros foram publicados, eventos estrearam, como o Piquenique Poético, do Coletivo, e o Santa Poesia!, do Espaço Camarim.

Não pretendo tomar o cenário poético de Santa Cruz para o Coletivo, de modo algum. No entanto, vivendo aqui há sete anos posso afirmar que após a criação do Coletivo a poesia tomou fôlego e tem circulado mais pelas ruas.



Dividindo a responsabilidade da organização com os colegas, foi um trabalho maravilhoso ler os poemas dos poetas e das poetizas do Coletivo enquanto revisava, ao mesmo tempo em que foi surpreendente encontrar tanta qualidade.

Além dos mais de cem poemas, há um prefácio da Lya Luft (sim, meu amor!), um texto introdutório de cada organizador, orelhas do Mauro Ulrich, ilustrações do senhor Americo Kojo e a capa aí de cima que é do Lázaro Fanfa. Coisas belíssimas para nossos corações cansados de um ano tão duro.

Yo, metido que sou, tenho três poemas publicados: Votos, Pergunta e poefim V. Não são inéditos porque o processo de seleção foi justamente a partir do que já estava publicado no grupo do Coletivo durante o ano corrente.

O livro pode ser adquirido físico ou digital clicando AQUI. O lançamento oficial está prometido para março, se o país não fechar até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário