terça-feira, 19 de julho de 2016

4 (+ 3) dicas de gestão de carreira criativa que todo artista precisa ler

O produtor Alê Barreto, do site Produtor Independente, está em turnê pelo país lançando seu novo livro – Carreira Artística e Criativa. No último dia 16 de julho, ele esteve aqui em Santa Cruz do Sul para um bate-papo com artistas e produtores e deu quatro (+ 3) dicas de gestão de carreira artística e criativa que todo artista precisa saber.

Vamos a elas:

1. Visão estratégica

“Aprender como funciona o sistema de produção, distribuição, comercialização e consumo e conseguir articular pessoas e recursos para sua viabilidade.”

Ou seja, estudo, pesquisa, o famoso erro e acerto e, o que me parece o principal, relações. O bendito networking, falar com as pessoas, reunir-se com os diferentes grupos de pessoas que estão produzindo e consumindo arte perto de você.

2. Acompanhamento de gestão de carreira
Alê sugere que na fase em que os produtos gerados pelo artista alcancem um número considerável, e variável, ele passe a contar com a ajuda de profissionais de diversas áreas que poderão ajudar na gestão dos negócios, administradores, publicitários e tantos outros.

Porém, na fase inicial da carreira, sua indicação, assim como de tantos outros produtores e artistas, é assumir a dupla função de artista e produtor mesmo!

3. Mudar e renovar
Avaliar a carreira e não ter medo de mudar, se julgar necessário. Alê traz alguns casos de artistas e bandas de sucesso do cenário nacional que, em algum momento de sua jornada identificaram estar no piloto automático, apenas respondendo às demandas diárias e se lançaram em novos projetos que oxigenaram a carreira.

4. Distribuir conteúdo
“Distribuir conteúdos de forma gratuita não seria uma atitude prejudicial à sustentabilidade de uma carreira profissional?”, ele pergunta. E responde com a voz de Gilberto Gil, “Não vejo incompatibilidade nenhuma. Um está de um lado, outro do outro”. Aproveito para lembrar do frisson que Paulo Coelho causou no universo literário quando anunciou o compartilhamento livre de todos os seus livros pela rede. Não me consta que tenha perdido contratos ou que sua receita tenha caído!

As três dicas extras poderão ser conferidas no livro. Para adquirir, basta entrar em contato com o produtor através do site www.produtorindependente.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário