terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Matar os sofrimentos

* Para ser lido devagar.

Quantos espaços há entre você e aquilo que você ama?
A vida não cabe num conceito, num olhar. A vida não cabe.
Cada um de nós faz algo que não quer em algum momento. Cada um de nós diz sim quando queria dizer não em algum momento. Porque para cada um a vida tem um sabor, uma estrada, um Sol. Perder-se ou encontrar-se, na vida, quase não tem sentido, porque é tudo mudança o tempo todo.
Meu amor de agora é só de agora. Assim como minha dor de agora é só de agora.
 A vida não cabe no agora. A vida não cabe. A vida não cabe.
O que você quer e não tem? O que você sonha? O que você sonha e não sabe que sonha?
O que você tem e não quer?
A tristeza faz parte da vida como o amor ou a alegria, e não deve ser negada ou escondida. O que deve ser evitado é o sofrimento.
Sofrer é desconhecer a vida. Sofrer é negar a Deus. Sofrer é acreditar que a vida cabe no agora.
A vida não cabe.
Matar os sofrimentos requer preencher esses espaços entre o que eu quero e não tenho, entre o que faço e o que gostaria de fazer, entre quem sou e quem gostaria de ser, entre o sonho e a ação.
Mata o sofrimento aquele que anda e recusa o título de vítima, porque entende que a vida não dá paradas. O sonho só se realiza no caminho. Quando realizado, ele morre.
São esses espaços entre você e aquilo que você ama que precisam ser preenchidos para que se mate os sofrimentos.

4 comentários:

  1. Não acredito que sofrer é desconhecer a vida, nem negar a Deus. E, um sonho, quando realizado, nunca morre, vive de uma forma diferente, e, a forma como tu olhas para ele.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Dan. Quando tu fala de amor...eu descobri que esse ano aprendi o que é isso. Mas por motivos que um dia entenderei, não deu certo. E cada um seguiu seu caminho. Eu sofri, lógico que sim. Mas toda dor tem um fim...alguns levam a coisas ruins, e outros, a um erguer de cabeça e um renascer das cinzas sem igual.
    Por incrível que pareça, este sábado, estava ouvindo na rádio (e aí discordo totalmente da frase inicial da Ana) o sofrer é sim negar a Deus. Por que? Como dizia o pastor na rádio, Deus é amor, e um cristão tem que mostrar esse amor na sua vida. O sofrer vem do pecado, e o pecado é do "inimigo". Aceitar o sofrer é negar a felicidade da vida, do respirar, dos pássaros que estão ali na tua janela a cantar... E isso é divino, é Deus nessas coisas.

    Eu poderia ficar horas falando do teu texto, rs. Está brilhante, profundo e exato!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A dor tem seu propósito. Os caminhos para o outro lado são diversos.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto. Confesso que é dificil, mas necessário, e no meu momento agora o texto caiu como luva. Abraço Fernanda Fraga.

    ResponderExcluir