sábado, 28 de abril de 2018

Livro grátis

Após Viver e ajudar a Viver (não-ficção), que tem alcançado bom número de leituras, A Cura da Aids (romance), agora é a vez de Raridades (contos) chegar ao Wattpad.

O livro foi publicado em 2011, no formato impresso, apenas para o lançamento no RS. Agora pode ser lido gratuitamente na plataforma de leitura e escrita Wattpad.

"Eu tenho medo do corpo de outro homem, até mesmo do meu." Essas e outras frases pipocam pelo texto de Dan Porto. Quase 40 contos, curtos, escritos na primeira pessoa, passando-nos a ideia de confissão. E quem não gosta de ouvir confissões? Quem não de deleita em descobrir a partir do conforto da páginas de um livro a intimidade do vizinho. Dan reuniu os contos para passar esta impressão. Vamos em frente na leitura para saber o que vais acontecer com o próximo personagem num universo paralelo ao nosso, sem ser distante, literalmente, do lado de fora da nossa janela. As situações não são inusitadas, o texto é simples. Mas a força reside junto na simplicidade da situação exposta. Dan 'conversa' por algumas páginas com o leitor e deixa-o tirar as suas próprias conclusões. Sem moralismos. Sem pregações. Sabe-se que contos têm um mercado restrito, ainda assim, Dan escolheu ser este o seu caminho para o livro de estreia. Dentro do proposto, o autor promete e cumpre. Por si, isto já é um imenso mérito. Parabéns pela coragem. Para quem ler, parabéns pela escolha. Nem só de textos longos vive o mundo da ficção." 



James McSill 
York, Dezembro de 2010
www.mcsill.com 



Personagens-narradoras conferem veracidade e um caráter de depoimento, que põe o leitor como ouvinte de confissões ou mesmo na possibilidade de analisar ou refletir com essas. À primeira vista talvez a realidade extrema narrada por cada personagem, possa chocar ou mesmo incomodar, mas o desejo de seguir, revelação após revelação, prende o leitor e o transporta para o tempo/espaço do narrador. 

O tema que costura todo o livro é, sem dúvida, o amor. Olhando com olhos atentos e ouvindo as vozes que saem das páginas, não se pode julgar nenhuma das personagens de Raridades, não há demagogias, talvez mentiras, mas elas não se negam a si mesmas, não sublimam desejos em detrimento de bons olhares. 

Raridades é um convite a olhar o mundo da segurança de um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário