segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Dan Porto lança Série Poética

Just it, Carménère, Xilema. São os títulos dos novos livros do escritor Dan Porto que compõem a Série Poética, já lançada em formato digital em 2015. Agora impressos, os livros serão lançados em feiras e eventos culturais pelo Estado. Na ocasião, o autor ainda pretende realizar um bate-papo com artistas independentes.





“Em função da publicação independente, tenho feito contato com as organizações de Feiras do Livro. No entanto, percebo a resistência de alguns municípios à venda do material diretamente pelo autor. Eu entendo a questão mercadológica, embora persista na ideia de que há espaço para todos; eu não acredito na concorrência, mas na fluidez dos processos e na colaboração; quando mais fechamos o mercado e retemos as informações, mais pobres ficam o espaço e o produto cultural. Por isso, estou buscando espaços nas feiras, bibliotecas e eventos culturais, mas além disso, estou disponível para visitar os lugares para onde me chamarem. Podemos conversar, fazer oficinas, escrever, fazer negócios, esse é o princípio de viver, circular.”

Xilema é o terceiro livro da Série Poética, cujo objetivo foi aprofundar a vivência na identidade humana. No primeiro livro os sentidos estavam confusos, borrados, maculados. No segundo, estiveram estourados e homenageados. E neste terceiro há um equilíbrio das sensações, aterrando memórias e vivências no meio da natureza, da floresta e na essência da alma humana.

Just it foi um passeio por temas que me importam e um jogo criativo. Carménère se ergueu nas memórias da rua e dos sentidos alterados. Xilema é fruto de reflexões acerca da vida e das formas como vivemos no planeta. Caso seja verdade que aquilo que produzimos carrega nossa energia do momento, Xilema é o líquido de minhas memórias, a essência grossa e viscosa dos meus pensamentos.”

Esta Série Poética é uma novidade do autor, que não se diz poeta, nem apenas escritor, mas artista. E mais novidade ainda são os desenhos de Just it, algo jamais compartilhado pelo autor por conta de um trauma de infância.

Dan Porto é escritor e artista curioso. Publicou Pequeno Manual do Vestibular, Raridades, Viver e ajudar a Viver, Perfil Profissional, além de textos avulsos. Está radicado em Santa Cruz do Sul-RS.

Os livros da série podem ser adquiridos em formato digital ou impresso pelo site: www.danporto.com.


Meu espaço é o céu
das festas grandes à saudade
bebo no peito a mesma noite
que ora canto preso à cidade

sou toco no meio do campo
à espera da alma mágica
e da chuva trágica

meu espaço é o céu de onde nasci
misterioso e infinitamente azul
sem limite nenhum que não seja eu

Xilema, 2015

Um comentário:

  1. Melhor escritor! Sou muito fã. Pena de quem ainda não o conhece...

    ResponderExcluir