sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A 9ª sinfonia de Beethoven

Coral, a nona sinfonia, foi a última composta por Beethoven, tendo sido finalizada em 1824. A peça incorpora parte do poema Ode An die Freude ("À Alegria"), de Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento.
Esta sinfonia induz à devoção mística e permite o contato com estados mais refinados de consciência.



Na última década de vida, Beethoven ficou completamente surdo. Gastava as noites pelas tavernas, vestia-se como um maltrapilho, arranjava brigas com vizinhos. Os pulmões estavam em frangalhos, o fígado dissolvia-se no álcool, o reumatismo e as dores de cabeça o atormentavam dia e noite, a surdez se fazia acompanhar de moléstias oculares. Mesmo assim, continuava a compor obras-primas. Diz-se que a falta de audição havia libertado o compositor de todas as convenções musicais, possibilitando-lhe criar uma música abstrata e completamente inovadora.

Três anos antes de morrer, Beethoven assistiu a seu derradeiro e maior triunfo: foi efusivamente aplaudido durante a execução de sua Nona sinfonia. O sucesso animou-o a escrever o que seria sua décima sinfonia. Porém, não houve tempo para tanto. Ludwig van Beethoven morreu de cirrose hepática em 26 de março de 1827, após contrair pneumonia, numa tarde de tempestade sobre Viena. Via Folha.

Notem que não trarei aqui especulações sobre a tentativa de finalizar algo que se supõe fosse a décima sinfonia. Pessoalmente não considero válido e ético esse tipo de movimento de publicar/lançar obras inacabadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário