domingo, 28 de outubro de 2012

Gabriela e a verdade que não muda


Gabriela foi embora e me deixa com a mesma sensação de sempre: somos o mesmo país retratado por Jorge Amado, contudo as máscaras agora são véus, as mulheres acreditam que são respeitadas porque usam calças, votam, pensam que escolhem, os pobres acreditam que tem voz porque lhes fazem crer que escolhem, enquanto no fundo, tudo é o mesmo, um grupo que manda e uma maioria que obedece.

Quando obras como as de Jorge, com profundo estudo da realidade social, são revividas se pode observar se, de fato, houve mudança. E, assim como na primeira versão, esta também chocou e mostrou que a falsa moral, o pré-conceito, o poder, a politicagem e a opressão continuam imperando sobre a liberdade e a alegria de viver.

Embora alguns irão dizer que eu estou sendo alarmante e que houve muitas mudanças, ainda somos os mesmos hipócritas que transam escondidos e mascaram os desejos. Gabriela causa o mesmo espanto que causou quando da publicação, porque somos todos açoitados pela moral imposta pela igreja e contidos pelo poder que conhece, e bem, a força do sexo e da vitalidade.

Já sendo pessimista, estamos longe de uma verdadeira revolução (se houvesse ditadura eu seria preso só por usar esta palavra) de costumes. O que muda, a meu ver, muda de forma torta, comprada ou imposta.

A genialidade de escritores como Jorge Amado e tantos outros está em produzir uma obra que retrate características sociais que, com o passar do tempo, sofrem pequeníssimas e pontuais alterações, isto é, se você olhar Gabriela no todo é evidente que mudanças ocorreram, mas, se, ao contrário, analisar especificidades verá que eu tenho razão.

4 comentários:

  1. Somos uma sociedade que se choca, mas não reage.

    ResponderExcluir
  2. Dan, acredito que tenha razão, mas a humanidade é cega e este povo, tão rico, não aprendeu a ver.

    ResponderExcluir
  3. Falando agora, aqui entre nós, Danilo e Dulce, eu achei muito curioso porque não imaginava que neste momento, a novela chocasse como ocorreu na primeira versão. E inclusive, os jovens. É incrível!

    ResponderExcluir
  4. Com o passar do tempo, o que muda é o foco e o ponto-de-vista dado às realidades. O quadro é o mesmo, só a moldura muda.

    Beijos!

    ResponderExcluir