terça-feira, 18 de outubro de 2011

Opiniões

Tem uma frase de Karl Marx que me agrada muito, pelo conteúdo e pela objetividade. Tudo o que é sólido se desmancha no ar, diz ele.
Opiniões desfazem-se com o vento e muitas vezes nos deixam nus, principalmente se nos engessamos nelas e mesmo depois de mudá-las seguimos fingindo coerência.
Eu prefiro a pergunta à resposta. A pergunta tem vida enquanto a resposta fecha a porta. Além disso, os donos das respostas são prepotentes e guardam sigilo daquilo que vendem como verdade absoluta. O bom respondedor nunca responde, mas incita o perguntador com uma guia a fim de desacomodá-lo a ir à busca da resposta, o que nunca encerra o assunto já que desperta mais e mais curiosidade.
Ver a vida de dentro é uma maneira de não se perder em opiniões curtas e fragmentadas. Nada é tão ruim que não carregue algo de bom, aliás, o bem do mal está na capacidade de aprender que cada um de nós carrega no coração.
Então, não hesitar em mudar de opinião é que é ser coerente. Coerente com a vida que nos faz aprendizes. Perca-se em si para descobrir-se maior e melhor que você mesmo supunha.


Um comentário: