quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A tarde


Corre a tarde e o vento aqui neste pedaço do mundo, enquanto seu Altair passa pela janela montado em seu burrico, levando um balaio de pasto e, a tiracolo, uma bolsa de couro que decerto carrega a pistola.

Penso que a montaria leva sua própria alimentação e me ocorre que não venho fazendo o mesmo. Verduras compro de dona Virginha, solteirona do fim da rua, ou ganho da filha de seu Dimas, a Vanderléia, atirada que só! Grãos mando comprar no armazém de seu Coutinho, junto com os vinhos e a aguardente. De Atajiba vem as guloseimas e as especiarias. De mim mesmo só produzo as goiabas que, uma vez por ano, colho no fundo do quintal, depois do riachinho.

De guarda-chuva muito grande e vestida até o pescoço, dona Lira me desconcentra de minhas divagações:

- Bas tardes seu Timóteo, como lhe vai a família? – Passa com o passo curto e ligeiro, mas me dando o tempo de resposta. Vai à igreja confessar com Pe. Antônio, nunca vi pessoa para ser temente a Deus como dona Lira! Dizem que no passado tomou erva “braba” e tirou um menino, mas isso é coisa que o povo fala no armazém à beira da caninha. De verdade é uma mulher religiosa, viúva, não gosta de fofocas e está sempre pronta a ajudar qualquer um.

Quando a filha do prefeito foi atacada à noite na rua, foi ela que abrigou a menina enquanto o pai corria atrás do meliante. Sua casa, na esquina da Ilhéus com a Santa Marta, é a mais imponente da cidade, mas nem por isso dona Lira se sente superior, fala com todo mundo, oferece suas louças para o chá beneficente da igreja e já até emprestou dinheiro a seu Antenor, um sujeito tido como vagabundo e mau pagador.

Grito para a negra, dentro, para me preparar o banho, tenho que estar pronto para a missa. E digo que me acompanhe, e ela ri, eu a aperto pela cintura e vamos os dois à cozinha ver a água no fogão de barro.

6 comentários:

  1. Estas tardes já não se encontram com essas janelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que fico lisonjeado quando passa por aqui, meu poeta.

      Excluir
  2. Olá Dan!
    Chegando agora ao teu espaço. Fiquei encantada com a qualidade de teu texto! Minhas saudações!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente a sua presença, Vanessa. Bem vinda. Um abraço.

      Excluir